Sobre o Parque dos Príncipes
O Residencial Parque dos Príncipes foi concebido pela
tradicional família Matarazzo, a partir de uma fazenda para criação de búfalos
e eucalipto, para ser o primeiro condomínio de casas de alto padrão na região.
Iniciado na década de 70, mas com forte desenvolvimento na década de 90, possui uma extensão de mais de 1.770.000 m2 em perímetro murado, sendo 73% da área localizada no município de São Paulo e o restante no município de Osasco, com acesso controlado através de 4 entradas para veículos e 3 passagens para pedestres.
Compreende mais de 1.700 lotes a partir de 450 m2 em 88 quadras, dedicados à edificação de residências unifamiliares, 79 ruas, 3 avenidas e 10 vielas para pedestres, entremeados por 8 bolsões de áreas verdes com mais de 276.000 m2. Cada uma das áreas de São Paulo e Osasco conta com suas próprias associações de moradores (a Associação dos Proprietários do Residencial Parque dos Príncipes, APRPP, em São Paulo, e a Associação Residencial Parque dos Príncipes de Osasco, ARPPO), que, através das contribuições dos moradores, se incumbem dos serviços de segurança das residências, limpeza e conservação das áreas verdes, além de promoverem atividades sociais e comunitárias.
Dentro do Residencial encontram-se também 7 condomínios
fechados, 1 centro comercial, e o Colégio Albert Sabin, referência em qualidade de ensino na região.
Destaca-se por possuir baixo adensamento habitacional (desde
2004, configura-se como zona Z1), situação que lhe dá ares da tranquilidade e
segurança do campo, ao mesmo tempo que possui fácil acesso ao centro de Osasco,
e ao centro expandido da Capital, com proximidade a USP, Parque Villa Lobos,
Shopping Villa Lobos e Ceagesp. Interliga-se a toda região metropolitana de São Paulo pelo acesso próximo do Rodoanel através da R. Raposo Tavares.